Friday, October 22, 2010

Em c0ncerto didático, crianças cantam junto com a orquestra



Cerca de 300 alunos da Escola Municipal "Arlindo de Salvo, localizada no Jardim Palmeiras, participaram de uma aula bem diferente na tarde desta sexta-feira, 22 de outubro. Com os olhares atentos, eles puderam conhecer de perto os detalhes de uma orquestra, o funcionamento de cada instrumento, bem como a importância do maestro para conduzir um grupo musical.

O trabalho de levar música às escolas é desenvolvido há quatro anos pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira por meio do projeto "Concerto Didático". Neste mês, três escolas já receberam a Orquestra Jovem e mais seis devem contar com a presença do grupo até dezembro deste ano, conforme parceria firmada com a Secretaria da Educação.

No repertório, músicas clássicas, trilhas de filmes e até ritmos populares rechearam a tarde das crianças, que no final do concerto já conseguiam distinguir o nome de cada instrumento e sua importância para a orquestra. Interagindo com os alunos, o maestro Rodrigo Müller convidou as crianças para cantar a música "Peixo Vivo", juntamente com a orquestra.

O próximo Concerto Didático está previsto para ocorrer no dia 29 de outubro, às 15h, na Escola Municipal "Flora de Castro", no Centro.


Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa Orquestra Sinfônica de Limeira

Tuesday, October 19, 2010

Público pede bis e orquestra faz novamente Concerto de Cinema 3



Sucesso de público em edições anteriores, o Concerto de Cinema 3 retorna ao palco do Teatro Vitória nesta quinta-feira, dia 21 de outubro, às 20h30. A apresentação conta com o mesmo repertório de trilhas de filmes apresentado em julho deste ano pela Temporada 2010, como "X-Men", "Piratas do Caribe", "Crônicas de Narnia", entre outros. O concerto extra pertence à grade de programações da 17º Semana Unimediana, que ocorre em Limeira de 16 a 23 deste mês.

Em virtude da parceria com a Unimed, o ingresso poderá ser trocado por 1 litro de leite longa vida na bilheteria do Teatro, na sede administrativa do hospital, localizada na Rua Santa Teresinha, 5, Centro, no Núcleo de Atenção à Saúde, que fica na Rua Boa Morte, 158, Centro, ou até mesmo na unidade de Cordeirópolis.

Além da viagem musical pelo universo cinematográfico, o público poderá acompanhar ao vivo as imagens dos respectivos filmes de acordo com o tema tocado pela orquestra. Para isso, será utilizado um telão para a exibição das cenas. O concerto contará também com a presença do Coro da Orquestra Sinfônica de Limeira.

Para a realização deste concerto, a orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira e Secretaria Municipal da Cultura. O evento conta ainda com o patrocínio da Unimed Limeira e apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Os ingressos já podem ser trocados. No Teatro, a bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502 ou pelo email oslimeira@yahoo.com.br.



PONTOS DE TROCA


Ingresso: 1 litro de leite


Locais:

Teatro Vitória - Praça Toledo Barros, Centro;


Sede Administrativa da Unimed - Rua Santa Teresinha, 5, Centro;


Centro de Atenção à Saúde - Rua Boa Morte, 158, Centro;


Unidade da Unimed em Cordeirópolis.



Felipe Furlanetti

Assessoria de Imprensa

Orquestra Sinfônica de Limeira

Wednesday, October 13, 2010

Orquestra em uma noite de contos e fábulas



Com músicas conhecidas do público infantil, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) dedica o oitavo concerto da Temporada 2010 para os amantes de contos e fábulas. A apresentação ocorre nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, às 20h30, no Teatro Vitória. No repertório em comemoração ao Dia das Crianças, a orquestra apresenta a peça "Pedro e o Lobo que é contada por uma narradora, sendo os personagens representados pelo som dos instrumentos.


Pedro e o Lobo é uma história infantil contada com o auxílio da música. Ela foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. No concerto, a peça será narrada pela atriz limeirense Tatiana Alves.


Além da famosa história do menino que conversa com os animais, o programa deste concerto contará ainda com trechos da obra "Peer Gynt", escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibesen. Outra atração é o medley de músicas de filmes infantis da Disney, como temas do "O Rei Leão", "Anastácia", entre outros.


A Orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria e AZ Design.


Os ingressos do concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2010. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502 ou pelo email oslimeira@yahoo.com.br.



PEDRO E O LOBO

Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar na lagoa. Nisso, ele começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro é você, se você não pode voar?” - “Que tipo de pássaro é você, se você não pode nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro (advertido por Pedro) voa para uma árvore alta.


O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, é engolido pelo lobo.


Pedro vai buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para à árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto ele baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.Os caçadores saem dos bosques e disparam no lobo, mas Pedro para-os. Todos levam o lobo ao jardim zoológico em uma procissão triunfante. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo.



Personagens:


Pedro - cordas

Pássaro - flauta

Pato - oboé

Gato - clarineta

Avô - fagote

Lobo - trompas

Caçadores - tímpano e bumbo



Felipe Furlanetti

Assessoria de Imprensa

Orquestra Sinfônica de Limeira