Wednesday, October 13, 2010

Orquestra em uma noite de contos e fábulas



Com músicas conhecidas do público infantil, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) dedica o oitavo concerto da Temporada 2010 para os amantes de contos e fábulas. A apresentação ocorre nesta quinta-feira, dia 14 de outubro, às 20h30, no Teatro Vitória. No repertório em comemoração ao Dia das Crianças, a orquestra apresenta a peça "Pedro e o Lobo que é contada por uma narradora, sendo os personagens representados pelo som dos instrumentos.


Pedro e o Lobo é uma história infantil contada com o auxílio da música. Ela foi composta por Sergei Prokofiev em 1936, com o objetivo pedagógico de mostrar às crianças as sonoridades dos diversos instrumentos. No concerto, a peça será narrada pela atriz limeirense Tatiana Alves.


Além da famosa história do menino que conversa com os animais, o programa deste concerto contará ainda com trechos da obra "Peer Gynt", escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibesen. Outra atração é o medley de músicas de filmes infantis da Disney, como temas do "O Rei Leão", "Anastácia", entre outros.


A Orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria e AZ Design.


Os ingressos do concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2010. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502 ou pelo email oslimeira@yahoo.com.br.



PEDRO E O LOBO

Pedro é um garoto que vive com o seu avô no campo russo. Um dia, Pedro deixa a porta do jardim aberta, o pato aproveita a oportunidade para ir nadar na lagoa. Nisso, ele começa a discutir com um pequeno pássaro (“Que tipo de pássaro é você, se você não pode voar?” - “Que tipo de pássaro é você, se você não pode nadar?”). O gato de Pedro aparece de repente e o pássaro (advertido por Pedro) voa para uma árvore alta.


O avô rabugento de Pedro o traz de volta para o jardim e fecha a porta no caso de algum lobo vir. Pouco depois “um grande, lobo cinzento” sai do bosque. O gato sobe pela árvore, mas o pato, que saiu da lagoa, é engolido pelo lobo.


Pedro vai buscar uma corda e passa por cima da parede do jardim para à árvore. Pede ao pássaro que voe em torno da cabeça do lobo, enquanto ele baixa uma corda para prender o lobo pela cauda.Os caçadores saem dos bosques e disparam no lobo, mas Pedro para-os. Todos levam o lobo ao jardim zoológico em uma procissão triunfante. No fim pode-se ouvir o pato dizer "quack" no estômago do lobo, “porque o lobo tinha-o engolido vivo.



Personagens:


Pedro - cordas

Pássaro - flauta

Pato - oboé

Gato - clarineta

Avô - fagote

Lobo - trompas

Caçadores - tímpano e bumbo



Felipe Furlanetti

Assessoria de Imprensa

Orquestra Sinfônica de Limeira

No comments: