Tuesday, November 30, 2010

Em Concerto Didático, alunos vivem dia de maestro

A estudante Lívia de Souza Ferreira, de 8 anos, teve uma experiência pra lá de diferente na tarde desta sexta-feira, dia 26 de novembro. Com a batuta de maestro na mão, ela foi umas das escolhidas entre os 300 alunos da CEIEF “Jamile Caram” para reger a Orquestra Preparatória da Escola Livre de Música (ELM) durante a sexta edição do Concerto Didático do segundo semestre de 2010. “É difícil comandar todos os músicos para tocar no tempo certo”, define a aluna, que nunca teve contato com uma orquestra, mas que pretende um dia estudar violoncelo.

“É um som bonito e atraente”, resume.Assim como Lívia, alunos e professores da escola puderam assistir ao Concerto Didático, cujo propósito é de levar conhecimento e disseminar o conceito sobre música de concerto. O trabalho é desenvolvido desde 2004 pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, com apoio da Secretaria da Cultura. Somente nos últimos dois meses, seis escolas municipais receberam o projeto por meio da parceria firmada com a Secretaria da Educação.

Na ocasião, o secretário da Educação, Antonio Montesano Neto, esteve presente e ressaltou a importância do contato com a música desde criança. “Infelizmente eu só pude assistir à apresentação de uma orquestra com 21 anos. Hoje, muitas crianças estão tendo essa oportunidade e conhecendo bem de perto como funciona cada instrumento”, comparou.

Diretora da escola, Silvana Alves Melo, acredita que o concerto proporcionou aos alunos uma tarde inesquecível de entretenimento e aprendizado. “Praticamente todos os alunos e até mesmo boa parte dos funcionários não conheciam uma orquestra. Poder receber esse grupo em nossa escola é muito emocionante”, reconhece.

Dando continuidade ao projeto, mais duas escolas devem receber o Concerto Didático na próxima semana. São elas: CEIEF “Maria Paulina”, no Jardim Novo Horizonte, no dia 2 e CEIEF “Mário Covas”, no Parque Belinha Ometto”, no dia 3 de dezembro. Nos dois dias, as apresentações têm início às 15h.

Felipe Furlanetti
A
ssessoria de Im
Orquestra Sinfônica de Limeira

No comments: