Wednesday, February 23, 2011

Orquestra traz concertos inéditos para a Temporada 2011;
trabalho desenvolvido no ano passado pode ser conferido em portifólio
Em doze meses de trabalho, aproximadamente 24 mil pessoas conheceram de perto os trabalhos realizados pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira em suas diversas atividades, como os concertos da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli), os Concertos Didáticos e apresentação dos alunos da Escola Livre de Música (ELM). Nesse período, a orquestra promoveu 54 concertos, sendo a metade dessas apresentações oferecidas de forma gratuita em pontos do Parque Cidade e em escolas municipais de Limeira.

Todo trabalho desenvolvido pela orquestra pode ser conferido no portifólio da Temporada 2010, já disponibilizado no blog da sinfônica (www.oslimeira.blogspot.com). Nele, é possível conferir a quantidade de concertos realizados no ano passado, bem como a repercussão da orquestra da mídia limeirense.

Com o intuito de disseminar a cultura e levar boa música ao público limeirense, a orquestra tem em seu repertório concertos inéditos. Dentre as novidades para a temporada 2011, que estréia no dia 28 de abril, no Teatro Vitória, está a montagem de obras conhecidas internacionalmente, como o Concerto de trilhas sonoras para “VideoGame”, o conhecido “Balé Carmen”, baseado na obra do compositor francês, G. Bizet, além da produção do poema sinfônico “Sharazard”, que desvenda os segredos das mil e uma noites.

Para dar continuidade ao trabalho já feito durante o ano passado e realizar esse trabalho melhor ainda em 2011, a orquestra conta com a ajuda de parceiros e patrocinadores, que junto à orquestra tem valorizado a cultura na cidade e região. Desde 2006, o poder público tem colaborado com os trabalhos da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira por meio de convênio firmado anualmente com a prefeitura de Limeira.

Por ser uma entidade civil sem fins lucrativos, ou seja, uma Ong (Organização Não Governamental) a sociedade que mantém a orquestra e Escola Livre de Música (ELM) pode contar com a ajuda do poder público, bem como do privado. Atualmente, além do convênio com a prefeitura, a orquestra conta com o patrocínio da empresa Faurecia, por meio da Lei de Incentivo Rouanet, e do Hospital Unimed-Limeira. Como apoio cultural, o grupo é auxiliado ainda pela Limel Bagueteria, Foz do Brasil e AZ Design.

15 ANOS DE MÚSICA
A Orquestra Sinfônica de Limeira deu inicio as suas atividades em 17 de novembro de 1995, sob a direção de seu maestro Rodrigo Müller. Com o objetivo da formação de um público de concerto, a orquestra executa um repertório eclético que vai do barroco até a música popular brasileira, passando pelos principais compositores da música erudita, buscando sempre uma interpretação próxima a do período em que as obras foram compostas.

Atualmente conta com cerca de 60 profissionais envolvidos diretamente, tornando assim a música não só um instrumento de entretenimento, socialização e inclusão, mas também um potencial gerador de empregos. Dando a oportunidade a músicos da cidade e da região, contando também com a presença de solistas de renome nacional e internacional.
>>> Link para download do portifólio: http://rapidshare.com/files/449507026/Portif__lio_2010.pdf

Felipe Furlanetti
Assessor de imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Tuesday, February 22, 2011

Orquestra toca no Parque Cidade neste domingo

A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) troca o palco do teatro para se apresentar ao ar livre no Parque Cidade, na manhã do próximo domingo, dia 27 de fevereiro, a partir das 11h. Denominado de “Concerto no Parque”, a série de apresentações feitas ao ar livre tem chamado a atenção do público, que a cada evento tem comparecido em grande número nos gramados localizados ao lado do Museu da Jóia. Na última edição, realizada em janeiro, cerca de 600 pessoas acompanham de perto o concerto da orquestra.

Dessa vez, a orquestra sobe ao palco com um repertório que trata de peças bem conhecidas e que narram o virtuosismo da música erudita. Dentre elas, o destaque para a abertura pragmática da ópera “O Guarany”, de Carlos Gomes e a empolgante obra do compositor Johannes Brahms, com a abertura “Festival Acadêmico”.

A realização do concerto é da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Prefeitura Municipal de Limeira, por meio das secretarias da Cultura e de Turismo e Eventos, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Foz do Brasil e AZ Design.

Para mais informações, o público pode entrar em contato pelo telefone 3451-0502 ou pelo email da orquestra: oslimeira@yahoo.com.br.

Felipe Furlanetti
Assessor de imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira
ELM divulga data de inscrições para 11 cursos; mudança de prédio começa esta semana

A Escola Livre de Música (ELM) divulga que estarão abertas nos dias 15 e 16 de março as inscrições para novos alunos. Ao todo, 11 cursos para instrumentos de cordas, sopros, metais, percussão e canto, serão disponibilizados gratuitamente (veja quadro). Os interessados poderão realizar o cadastro das 14 às 20h na nova sede da ELM, localizada na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro, no antigo prédio do colégio Einstein.

Os candidatos devem ter idade mínima de 10 anos e comparecer na escola munidos de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Já os menores, devem estar acompanhados por um responsável adulto. Os alunos que não conseguiram fazer a renovação da matrícula para o ano letivo de 2011 também poderão confirmar suas aulas durante o período de inscrições.

Após o preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos passarão por um teste de aptidão de conhecimentos musicais. As provas serão aplicadas de 22 a 25 de março e os resultados divulgados a partir do dia 28 na própria escola e no blog da Orquestra Sinfônica de Limeira (www.oslimeira.blogspot.com).

Ao contrário de anos anteriores, o período de inscrições da escola teve que ser adiado devido ao impasse a cerca da falta de espaço para abrigar os novos alunos. Geralmente, a ELM recebia as fichas de inscrição em meados de janeiro. Esse ano, porém, as aulas só começarão no início de abril. Apesar dos transtornos, o diretor artístico da escola, Rodrigo Müller, garante que o cronograma das aulas será adaptado e os alunos não serão afetados.

Mais informações sobre as inscrições pelo telefone 3451-0502 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

NOVO PRÉDIO
Após quatro meses em um espaço provisório, a Escola Livre de Música (ELM) terá sua sede em novo local. Trata-se do antigo prédio que abrigava o colégio Einstein. Localizado na Rua Senador Vergueiro, 122, Centro, o prédio terá à disposição 12 salas de estudo e ensaio, mais o departamento administrativo para receber a escola. Na tarde dessa segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o maestro Rodrigo Müller esteve no local para verificar e demarcar as salas que serão usadas pela ELM.

A mudança para o novo prédio começa a ser feita na manhã dessa quarta-feira, dia 23. A previsão é que a escola esteja funcionando por completo a partir de semana que vem no novo espaço.

Cursos oferecidos:
Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo
Flauta
Clarinete
Trompete
Trombone
Percussão
Viola Caipira
Canto Coral

Local de inscrição: Rua Senador Vergueiro, 122, Centro (Antigo prédio da Einstein)
Data: 15 e 16 de março
Horário: 14 às 20h
Documentos: RG, CPF e comprovante de residência

Felipe Furlanetti
Assessor de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Tuesday, February 15, 2011

ELM convoca alunos para rematrícula; novas inscrições somente em março

A Escola Livre de Música (ELM) convoca seus alunos para a renovação de matrículas referente ao ano letivo de 2011. Os estudantes devem comparecer na atual sede da escola nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 14 às 20h, munidos de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. Já os menores, devem estar acompanhados por um responsável adulto. O local de rematrícula fica na Rua Antônio Ometto, 1.010, Vila Claudia, no antigo prédio que abrigava o Espaço Jovem.

As inscrições para novos alunos devem ser abertas a partir de março. De acordo com o diretor artístico da ELM, o maestro e professor Rodrigo Müller, a definição das datas só aconteceu por conta da confirmação de mudança da sede da escola para um novo prédio, localizado na Rua Senador Vergueiro, na antiga escola Einstein, prevista para ocorrer nas próximas semanas.

Conforme ele, o novo local dispõe de espaço suficiente para abrigar as aulas, ao contrário do local atual e provisório, que conta apenas com duas salas para sustentar 11 cursos práticos e teóricos. O impasse em relação ao novo local que receberia a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) e a ELM teve início em outubro do ano passado, logo após o início da reforma do Palacete Levy.

Mais informações sobre a renovação de matrícula pelo telefone 3451-0502 ou pelo email: oslimeira@yahoo.com.br.

Felipe Furlanetti
Assessor de imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira