Tuesday, November 30, 2010

Em Concerto Didático, alunos vivem dia de maestro

A estudante Lívia de Souza Ferreira, de 8 anos, teve uma experiência pra lá de diferente na tarde desta sexta-feira, dia 26 de novembro. Com a batuta de maestro na mão, ela foi umas das escolhidas entre os 300 alunos da CEIEF “Jamile Caram” para reger a Orquestra Preparatória da Escola Livre de Música (ELM) durante a sexta edição do Concerto Didático do segundo semestre de 2010. “É difícil comandar todos os músicos para tocar no tempo certo”, define a aluna, que nunca teve contato com uma orquestra, mas que pretende um dia estudar violoncelo.

“É um som bonito e atraente”, resume.Assim como Lívia, alunos e professores da escola puderam assistir ao Concerto Didático, cujo propósito é de levar conhecimento e disseminar o conceito sobre música de concerto. O trabalho é desenvolvido desde 2004 pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, com apoio da Secretaria da Cultura. Somente nos últimos dois meses, seis escolas municipais receberam o projeto por meio da parceria firmada com a Secretaria da Educação.

Na ocasião, o secretário da Educação, Antonio Montesano Neto, esteve presente e ressaltou a importância do contato com a música desde criança. “Infelizmente eu só pude assistir à apresentação de uma orquestra com 21 anos. Hoje, muitas crianças estão tendo essa oportunidade e conhecendo bem de perto como funciona cada instrumento”, comparou.

Diretora da escola, Silvana Alves Melo, acredita que o concerto proporcionou aos alunos uma tarde inesquecível de entretenimento e aprendizado. “Praticamente todos os alunos e até mesmo boa parte dos funcionários não conheciam uma orquestra. Poder receber esse grupo em nossa escola é muito emocionante”, reconhece.

Dando continuidade ao projeto, mais duas escolas devem receber o Concerto Didático na próxima semana. São elas: CEIEF “Maria Paulina”, no Jardim Novo Horizonte, no dia 2 e CEIEF “Mário Covas”, no Parque Belinha Ometto”, no dia 3 de dezembro. Nos dois dias, as apresentações têm início às 15h.

Felipe Furlanetti
A
ssessoria de Im
Orquestra Sinfônica de Limeira

Friday, November 12, 2010

Concerto Didático no Jd. do Lago tira aplausos de pais e alunos

Repleta de alunos, o pátio da CEIEF "Padre Maurício Sebastião Ferreira", localizada no Jardim do Lago, serviu de palco, na tarde de ontem, para mais uma edição do Concerto Didático. Atentas aos sons dos instrumentos, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma orquestra e seus bastidores.

O concerto foi realizado pela Orquestra Jovem, da Escola Livre de Música (ELM). No repertório, músicas de ritmos brasileiros, folclóricos e infantis foram executadas pelo grupo, que também contou com a colaboração dos alunos, que cantaram canções junto com a orquestra.

Diretora da escola, Tânia do Amaral Gomes, diz que essa é a segunda oportunidade que os alunos têm de conhecer um projeto musical. A primeira foi no ano passado, quando a Orquestra de Violeiros da ELM se apresentou na unidade. "É uma ocasião especial, que ficará guardada para sempre na memória dos alunos", destaca.

O trabalho de levar música às escolas é desenvolvido há quatro anos pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira por meio do projeto "Concerto Didático". Desde o mês passado, quatro escolas já receberam a Orquestra Jovem e mais centros educacionais devem contar com a presença do grupo até dezembro deste ano, conforme parceria firmada com a Secretaria da Educação.

O projeto de disseminar a música de concerto é uma iniciativa da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.


Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Friday, November 05, 2010

Orquestra completa 15 anos em concerto de gala no Teatro Vitória



A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) sobe ao palco do Teatro Vitória, na próxima quinta-feira, para celebrar seu 15º aniversário. O concerto comemorativo terá início às 20h30 com a presença do solista Victor Botene, que executara o Concerto para Viola Clássica do compositor M. Brusch.

Na ocasião, o maestro Rodrigo Müller será homenageado com o recebimento de Título de Cidadão Limeirense, indicado e aprovado pelos vereadores pelo trabalhado realizado pelo regente na orquestra durante esses 15 anos de atividades ininterruptas em Limeira.

Convidado pela orquestra para solar um "Romanze", Victor Botene, hoje músico concertino da Orquestra Sinfônica de Riberirão Preto, foi um dos primeiros alunos da Orquestra Sinfônica de Limeira a se destacar no grupo e seguir carreira profissional. Além de tocar no palco do Teatro Vitória por muitos anos, Botene também ministrou aulas de viola clássica na Escola Livre de Música (ELM) por mais de dois anos.

No repertório, a orquestra traz ainda abertura da peça "Festival Acadêmico", de Brahms e outras músicas que marcaram a história do grupo em temporadas passadas.

A Orquestra conta com o apoio da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio da empresa Faurecia e Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria e AZ Design.


Os ingressos do concerto já podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2010. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone 3451-0502 ou pelo email oslimeira@yahoo.com.br.



Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira