Wednesday, December 16, 2009

Sinfônica encerra temporada 2009 ao som de músicas natalinas

Após um ano de muito trabalho e dedicação, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) apresenta nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o concerto de encerramento da temporada 2009. A apresentação ocorre no Teatro Vitória, às 20h30, e tem como destaque a presença do coro da Osli e de dois solistas para a execução da Sinfonia Concertante em Ré Maior para viola e contrabaixo, de Dittersdorf.

A apresentação será dividida em duas partes. Na primeira, além dos solistas, a orquestra será comandada pelo regente assistente Fernando Barreto com as Suites 1 e 2 da obra L’arlesienne, do compositor francês, Georges Bizet. Em seguida, o maestro Rodrigo Müller retorna com músicas natalinas, como “Christimas Festival”, “Jingle Bells Rock” e tema do filme “O Expresso Polar”.

O concerto de encerramento da temporada é realizado pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Secretaria Municipal da Cultura com o patrocínio da Unimed-Limeira. O evento conta ainda com o apoio Institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e o apoio cultural de Limel Bagueteria, NET, Plenna,Sim e Gráfica TM.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A bilheteria do teatro funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de eventos no teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo. Mais informações pelo telefone, (19) 3451-0502 ou pelo e-mail: oslimeira@yahoo.com.br.

SOLISTAS
Jonas Góes é natural de Rio Claro e graduou-se em Educação Musical pela Universidade Adventista de São Paulo (Unasp). Como violista participou de vários festivais, como de Curitiba, Campos do Jordão, Londrina, Brasília, Pouso Alegre e participa desde 2001 da Orquestra do Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora.

Atualmente Góes participa também da Orquestra Barroca de Juiz de Fora, Filarmônica de Rio Claro, Sinfônica Municipal de Americana, Sinfônica Jovem de Indaiatuba e Orquestra Sinfônica de Limeira. Também ministra aulas em Americana, na Escola Livre de Música de Limeira (ELM) e na Escola de Música de Indaiatuba.

Também natural de Rio Claro, o contrabaixista Anselmo Melosi começou a estudar música aos 14 anos e consolidou seus estudos no conservatório musical da cidade de Tatuí, no interior de São Paulo. Melosi também teve participações na Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Manaus e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Com a Osesp, ele esteve presente também em várias gravações e em 2002 participou de uma turnê aos Estados Unidos. No ano seguinte, novamente com a Osesp, fez uma turnê na Europa, onde se apresentou em diversas cidades da Alemanha e Suíça. Atualmente Melosi é professor de contrabaixo do conservatório de Tatuí.

Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Thursday, December 10, 2009

Tuesday, December 01, 2009

ELM encerra atividades de 2009



A Escola Livre de Música, da Orquestra Sinfônica de Limeira, realizou seu concerto de encerramento do segundo semestre de 2009. A escola é mantida por meio de convênio com a Prefeitura de Limeira, através da Secretaria Municipal da Cultura, e a Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL).

As apresentações, realizadas nos dias 28 e 29 de novembro, mostraram a formação de talentos em Limeira. Mais de 90 músicos passaram pelos palcos do Teatro Vitória, desde alunos em seu primeiro ano de estudos até professores que participam efetivamente da Orquestra Sinfônica de Limeira.

“A música clássica está garantida na cidade por vários anos. Os alunos da Escola Livre são de alto nível, fruto de um trabalho de estudo intensivo não somente durante as aulas”, disse o maestro Rodrigo Müller, diretor-artístico da orquestra. Müller atuou ao lado de Fernando Barreto, que, por sua vez, regeu o grupo de sopro.

O secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, prestigiou a apresentação dos grupos de corda e de sopro. “Podemos dizer que Limeira tem duas orquestras sinfônicas de qualidade”, afirmou, se referindo à Sinfônica e à Sinfônica Jovem.

O secretário destacou que o convênio entre a Prefeitura e a Sociedade, incrementado no governo Silvio Félix, tem trazido resultados positivos, sendo exemplo de uma política pública que beneficia a população.

MÚSICA BRASILEIRA
A abertura do concerto de sábado encheu o teatro com músicas brasileiras, através do som dos alunos de viola caipira que se apresentaram em duetos e finalizaram com uma grande orquestra de violas. Entre as músicas executadas estavam “Cana–verde”, “Cuitelinho” e “Pau-Brasil”.

Em seguida a Orquestra de Cordas entrou ao palco com seus 23 músicos, sob a regência do maestro Rodrigo Müller tendo com repertório composições de Bach, Beethoven e a Sinfonia in G Major de Mozart. E finalizando o concerto de sábado, a Orquestra Jovem se apresentou com quase 45 músicos, também sob a regência de Rodrigo Müller, executando In a Persian Market, Tocata do Trenzinho do Caipira e Piccolo Bolero de Mantovani.

Na manhã de domingo, os alunos que iniciaram os estudos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo em 2009 se apresentaram na Orquestra Preparatória, executando 10 músicas, entre elas uma composição de Mozart. A platéia prestigiou os alunos pedindo bis e finalizou em um grande agradecimento aos alunos do maestro Rodrigo Müller.

O concerto da manhã de domingo terminou com a Orquestra de Sopros sob a regência do maestro Fernando Barreto, executando cinco músicas com grande estilo e animação, entre elas: Back to the future, Cartoon Symphony e terminou com a participação da platéia em Radetsky March.

O encerramento foi no domingo às 20h, tendo a participação do Quarteto de Cordas, formado por instrumentistas da Sinfônica de Limeira e professores da ELM, executando obras de Villani Côrtes, Haydn e Villa-Lobos. O concerto finalizou com a apresentação da Camerata da Sinfônica, tendo como solistas instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Limeira executando obras de J. S. Bach e finalizando com a Suíte Antiga de A. Nepomuceno.

Outra escola de cultura e artes, a EMCEA, realizará nos próximos dias seu espetáculo de final de ano.

Secretaria da Cultura de Limeira