Wednesday, July 01, 2009

Concerto encerra atividades da Escola Livre de Música do 1º semestre



Alunos da Escola Livre de Música (ELM) da Orquestra Sinfônica de Limeira se apresentaram nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Vitória, no concerto de encerramento do primeiro semestre de atividades da escola. O projeto funciona junto à Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceria com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

A primeira apresentação ocorreu na noite de sábado (27), com a apresentação da “Camereta da Sinfônica”. O repertório contou com o Divertimento de Mozart e a Suite Romântica de Grieg. No mesmo dia, subiram ao palco a “Orquestra de Viola Caipira” e a “Orquestra de Cordas”. Fazem parte dessas orquestras alunos da Escola Livre de Música (ELM) com mais de dois anos de curso.

Já no domingo (28) participou do evento a “Orquestra Preparatória”, que é formada por alunos iniciantes que começaram as aulas no início deste ano. Melodias tradicionais para orquestra de cordas foram tocadas por eles. Em seguida, se apresentou a “Orquestra Sinfônica Jovem de Limeira”, que possui uma formação orquestral completa. Para finalizar o concerto, foi a vez da “Orquestra de Sopros”, constituída por instrumentos de metais, madeiras e percussão se apresentar.

Para o maestro e coordenador da ELM, Rodrigo Muller, esse concerto comprova a dedicação dos alunos durante o semestre e a qualidade do ensino da escola. “É um trabalho em conjunto, que somente evolui com a dedicação dos professores, mas principalmente dos próprios alunos”, avalia.

Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Orquestra Sinfônica em um concerto dedicado ao ano da França no Brasil



Para celebrar o ano da França no Brasil, a Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) prepara um concerto especial para esta quinta-feira, 2 de julho, no Teatro Vitória. Na quinta edição da temporada 2009, a orquestra executará obras de diversos compositores franceses.

Considerada o berço da música erudita, a França revelou vários músicos e compositores ao longo da história. Seguindo a linha, o concerto traz a frente da orquestra o solista Paulo Pires de Moura, com o célebre concerto para trombone de N. Rimnsky Korsakov.

Para este concerto, a sinfônica selecionou também grandes clássicos da França, como a obra “Pavane”, de G. Faure, “Gymnopedie”, de E. Satie e as conhecidas “Suítes 1 e 2” da Ópera Carmen, de G. Bizet, que apesar de retratar a vida de uma prostituta espanhola, foi escrita por um compositor francês.

O 5º concerto da temporada 2009 acontece nesta quinta-feira, 2 de julho, a partir das 20h30, no Teatro Vitória. A regência e produção artística são de Rodrigo Muller. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

O concerto é realizado pela Sociedade Pró–Sinfônica de Limeira e Secretaria da Cultura, com patrocínio da Unimed Limeira e apoio da Lei Rouanet e da Limel Baqueteria, Plenna,Sim e Music Way.

Solista
Paulo Pires de Moura iniciou seus estudos musicais aos 13 anos em São Paulo com o Professor Elias Almeida. Em Limeira fez parte da Banda Marcial Senai Luiz Varga e Banda Sinfônica Henrique Marques entre 2000 e 2002. Atuou também na Orquestra Filarmônica Popular de Campinas e Banda Sinfônica Carlos Gomes como 1º trombone.

Recebeu orientações de Wilson Dias pelo projeto Nidic-Unibanda da Universidade Estadual de campinas (Unicamp). Participou do Encontro de Trombonistas da universidade, Encontro Internacional de Metais no Conservatório de Tatuí e Festival de Música de Jaraguá do Sul (SC) com o professor Darcio Gianelli (Osesp).

Esteve também no Encontro Nacional e Internacional de Trombonistas, realizado pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), tendo orientações de Tony Baker e Brandt Attema.

Atualmente estuda trombone na Universidade Livre de Música (ULM-SP), tendo aulas práticas com o Professor Fernando Chipoletti (Osesp). É professor de trombone na Escola Livre de música da Orquestra Sinfônica de Limeira (ELM) e ocupa a primeira cadeira do nipe de trombones Osli.


Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira