Wednesday, June 17, 2009

Orquestra Sinfônica apresenta a originalidade do compositor Haydn

A Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) faz mais uma homenagem este ano. Agora, chega à vez de executar obras de um dos compositores mais apreciado mundialmente no período clássico. Trata-se de Franz Joseph Haydn, que se consagrou na história da música ao lado de grandes compositores, como Mozart, Beethoven e Bach.

Irmão do compositor Michael Haydn e do tenor Johann Evangelist Haydn, Frazn viveu a maior parte de sua vida na Áustria. Nesse período, ele dedicou a sua carreira como músico da corte para a família dos Esterházy. Isolado de outros compositores, Haydn, segundo relatos dele próprio, sempre foi “forçado a ser original”.

Neste concerto, o programa é totalmente dedicado ao compositor austríaco. Para isso, a orquestra executa obras que consagraram a vida de Haydn. Entre elas, serão apresentadas a Abertura da “Ilha desabitada” e o concerto em Dó Maior para violoncelo e orquestra, que será tocado pelo violoncelista Kayami Satoni Farias.

Atual professor da Universidade Federal de Uberlândia, Farias coleciona títulos e soma grande apresentações como solista em diversas orquestras do País e do mundo. Bacharel em violoncelo pela Universidade Federal da Paraíba, ele estudou também na Alemanha, onde obteve o diploma de estudos superiores da Musikhochschule Münster.

Já como solista, ele atuou à frente de orquestras sinfônicas em Berlim, Assunção, Campinas, Paraíba, Piracicaba, Münster e Salvador, sob a regência de renomados maestros. Em Assunção, no Paraguai, ele fez a estreia latino-americana do Concertino para Violoncelo e Orquestra “El Luisón del Yvytyrusu”, do compositor paraguaio Diego Haase, sob a batuta do próprio compositor.

O 4º concerto da temporada 2009 acontece nesta quinta-feira, 18 de junho, a partir das 20h30, no Teatro Vitória. A regência e produção artística são de Rodrigo Muller. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O concerto é realizado pela Sociedade Pró–Sinfônica de Limeira e Secretaria da Cultura, com patrocínio da Unimed Limeira e apoio da Lei Rouanet e da Limel Baqueteria, Plenna,Sim e Music Way.

Felipe Furlanetti
Assessoria de Imprensa
Orquestra Sinfônica de Limeira

Wednesday, June 10, 2009