Tuesday, September 30, 2008

Emoção marca apresentações de “ La Traviata ” em Limeira
 
Pelas comemorações dos 182 anos da cidade, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira realizaram nas últimas quinta e sexta-feira, 25 e 26 de setembro, as apresentações da ópera “ La Traviata ”, no Teatro Vitória. A interpretação é assinada pela Cia. Ópera São Paulo e Orquestra Sinfônica de Limeira, com a regência do maestro Rodrigo Müller.

 Na quinta-feira, cerca de 500 pessoas acompanharam a ópera. Logo na sexta, os ingressos foram esgotados com 2 horas de antecedência, como ocorreu nos anos anteriores (2005 – O Barbeiro de Sevilha / 2006 – Carmen / 2007 – O Elixir do Amor). A capacidade do Vitória é de 670 lugares.

 “O público já se habituou às apresentações de óperas em nosso Município , dando casa cheia para o teatro”, afirma o secretário da Cultura, Adalberto Mansur.

Para Mansur, a Orquestra Sinfônica de Limeira e a Cia. Ópera São Paulo são merecedores de elogios pela apresentação de “ La Traviata ”: “A população ficou impressionada com a qualidade desse trabalho”, completa.

 O concerto teve ainda o patrocínio Máster da Ripasa S/A, Unimed-Limeira e Botica Bella Terra e o apoio da Limel Bagueteria.
 
História triste
Para a espectadora Janaína Firakovski Luz, que acompanhou as 2 horas e 40 minutos de ópera na sexta-feira, a história é muito triste, porém conduzida de forma brilhante e acalorada pelo elenco da Cia. Ópera SP. 
 “É impossível não ficar com um nó na garganta com essa apresentação. Foi um momento brilhante sem dúvida nenhuma”, disse Janaína.

 O retorno de “Música de Cinema”

Para outubro, a Orquestra Sinfônica de Limeira prepara o IX Concerto da Temporada 2008, com o tema “Música de Cinema II”. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, 19 3451 0502 ou no e-mail: oslimeira@yahoo.com.br.

 Ronald Gonçales – Assessor da Secretaria da Cultura
http://www.limeira.sp.gov.br/file/noticia.php?cod=5267

Thursday, September 18, 2008

  Orquestra Sinfônica de Limeira
  Direção artística: Rodrigo Muller

Dias 25 e 26 de setembro

VIII Concerto da Temporada
´´La Traviata``- Giuseppe Verdi


  
 A Orquestra Sinfônica de Limeira e a Cia. Ópera São Paulo interpretam nos dias 25 e 26 de setembro, quinta e sexta-feira, no Teatro Vitória, a ópera em três atos “La Traviata”, de Giuseppe Verdi com libreto de Francesco Maria Piave. A regência é do maestro Rodrigo Müller.

A apresentação faz parte das comemorações de 182 anos de Limeira, realizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e a Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira.

O concerto tem patrocínio Máster da Ripasa S/A, Unimed-Limeira e Botica Bella Terra, e apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e Limel Bagueteria.

Este é o quarto ano que a cidade recebe uma ópera completa. Em 2005, Limeira recebeu a ópera “O Barbeiro de Sevilha”; em 2006 foi a vez de “Carmen” estrear no palco do Teatro Vitória, seguida do “O Elixir do Amor”, em 2007, dando seqüência para “La Traviata”, que acontece neste ano.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), ou por meio da série de assinaturas 2008. A bilheteria funciona normalmente de terça-feira a domingo, das 13h às 18h – exceto em dias de eventos no teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura: (19) 3451-0502, ou pelo e-mail oslimeira@yahoo.com.br.

“La Traviata”
Com diversas Árias famosas como Libiamo ne.lieti calici, "cena do brinde" do primeiro ato, o drama La Traviata é a terceira das grandes obras que deram fama ao compositor que é considerado o pai da ópera.

La Traviata é baseada no romance “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho. A ópera cantada em Italiano é composta por quatro cenas e três atos, e conta o drama de uma cortesã que sofre de tuberculose e se apaixona por um jovem. Eles decidem morar juntos, contrariando o pai do jovem, que quer separá-los.

Além de contar com cantores solistas de carreiras nacionais e internacionais, a montagem terá a presença do coral Municipal de Rio Claro.


Tuesday, September 16, 2008

La Traviata
Autor Verdi, Giuseppe

La Traviata é a terceira das grandes obras que deram fama definitiva e universal ao compositor que é considerado o pai da ópera. 

O caráter inovador deve-se à maneira como a história é narrada e o novo modo de trabalhar a ópera. La Traviata tem libreto de Francesco Maria Piave, é baseada no livro A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, e estreou no Teatro La Fenice, de Veneza, dia 6 de março de 1853. 

La Traviata foi composta entre a estréia de Il Trovatore em Roma, a 19 de Janeiro de 1853, e o dia 6 de Março do mesmo ano. Verdi teria dedicado apenas quatro semanas à nova partitura, ao mesmo tempo em que continuava retocando a anterior. Nada poderia ilustrar melhor a fecundidade de seu gênio e a facilidade com que compunha. 

Resumo da ação 

Violetta Valéry, uma jovem e bela cortesã, promove uma festa em sua casa. Seriamente doente, confessa suas preocupações sobre sua saúde à amiga Flora Bervoix. Um dos convidados, o Visconde Gastone, lhe apresenta o jovem Alfredo Gérmont, seu admirador, e entre ambos nasce um verdadeiro amor, a despeito das incertezas de Violetta, consciente de sua doença e de sua vida dissoluta. 

Passando a viver juntos, Violetta recebe a visita do pai de Alfredo, Giorgio Gérmont, que relata as conseqüências da escandalosa união e pede a Violetta que abandone seu filho. Quando Alfredo chega, Violetta fala-lhe da visita do pai e apesar de seu imenso amor, decide deixá-lo, pedindo que continue a amá-la. 

Algum tempo depois, numa festa na casa de Flora, Alfredo vê Violetta acompanhada de seu antigo amante, o Barão Douphol; ainda desesperado de amor, insulta-a, sendo desafiado pelo barão para um duelo. 

O ato final transcorre nos aposentos de Violetta, gravemente doente, que lê uma carta do pai de Alfredo dizendo que o mesmo havia sido ferido no duelo mas estava se recuperando e que teria contado a seu filho toda a verdade. Sentindo chegar seu fim, Violetta espera ansiosa por Alfredo, que finalmente é anunciado por Annina. Na cena final, os dois amantes se abraçam apaixonados, o pai de Alfredo pede que o perdoem e Violetta, perdoando-o, morre nos braços do amado.
http://www.movimento.com/mostraconteudo.asp?mostra=5&codigo=571