Wednesday, August 27, 2008


Músico da Orquestra Sinfônica de Limeira recebe bolsa para estudar música nos EUA

   Quem vê o tranqüilo jovem Rafael Torralvo, de 21 anos, nem imagina que a sua vida está para passar por uma grande reviravolta. Neste domingo, 31 de agosto, o rapaz viaja para Virgínia (EUA) para iniciar o curso de bacharel em música com performance em violino, na “James Madison University” - a melhor Universidade para não graduados em toda Costa Leste , dos EUA - através de uma bolsa de estudo conseguida por ele. O curso tem duração de 4 anos.
  Rafael toca violino na Orquestra Sinfônica de Limeira, mantida pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura. Ele iniciou os estudos em música quando tinha 15 anos de idade. 
  Questionado sobre o fato determinante que o fez escolher estudar música, ele, descontraído, revela que foi apenas curiosidade: “Não sabia direito o que era o violino, embora já gostasse de música clássica. Mas logo de cara acabei adorando o instrumento”, conta.
  Ao lembrar-se do início de tudo, emocionado, o músico fala sobre os valores da família. “Sempre tive apoio da minha família, não apenas financeiro, mas também apoio moral, que é muito importante. Assim que decidi que queria viver pela música, a minha família esteve ao meu lado”, revela o jovem, que pretende visitar a família no Brasil sempre que possível, durante os seus estudos.
Além da base da família, Rafael afirma que o mais importante é o empenho de cada um. “Tem que ter dedicação, focar em seus objetivos, no que você deseja para sua vida. É uma devoção à musica”, fala.
Empolgado, Rafael também diz que Limeira está se transformando num pólo de produção musical, com os cursos oferecidos pela Escola Livre de Música (ELM), com a direção do maestro Rodrigo Müller.

“O trabalho desenvolvido pela ELM é pioneiro na região, não visando apenas à parte social, mas sim a profissionalização da música”, diz.
  Sobre os planos, timidamente o jovem expõe que pretende, após este curso, fazer doutorado e mestrado nos EUA, e depois retornar ao Brasil, para ficar perto de sua família e transmitir seus conhecimentos às pessoas.
Sem atraso
Maestro e presidente da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, Rodrigo Muller, cita que Rafael "sempre foi muito determinado, alcançando de início o que ele almeja para o seu futuro". "Como aluno, nunca atrasava, pouco faltou e estudou muito. Esta conquista é muito importante, inclusive para a nossa cidade, mostrando que o trabalho da Orquestra está dando certo e que o caminho é este", acrescenta. 
O secretário municipal da Cultura, Adalberto Mansur, cita que a notícia da bolsa de Rafael "é um ganho enorme para a cultura da nossa cidade". "Ele sempre esteve envolvido com as atividades culturais desenvolvidas pelo nosso município, e principalmente nos concertos da Sinfônica e da Orquestra Jovem já mostrava o grande talento que possui. Desejamos sorte a ele em mais esta etapa", finaliza.

Ronald Gonçales – Assessor da Secretaria da Cultura
Secretaria Municipal da Cultura
Prefeitura de Limeira
Limeira / SP
(19) 3451 0502.