Friday, March 07, 2008

INVISTA EM CULTURA.

INVISTA NA ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA

Por que investir? - Benefícios para a sociedade
Cultura e Desenvolvimento Social e Econômico

A Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, assegurou a proteção do patrimônio cultural e de direitos culturais a todos, devido à importância do acesso à cultura para a sociedade. Aqui se deve esclarecer que cultura deve ser compreendida como todas as formas de expressão artística e todo o patrimônio material e simbólico da sociedade. Esse conjunto é fundamental para nossa memória e identidade.
Além de ser um direito assegurado constitucionalmente, são diversas as formas pelas quais as atividades culturais beneficiam a comunidade. A cultura não é apenas algo que dá prazer, que entretém o ser humano. É também um importante meio de construção de valores, identidades pelo qual os indivíduos e a sociedade podem usufruir de uma existência intelectual, moral e afetiva, na medida em que as atividades culturais estimulam a imaginação, a auto-estima, a sensibilidade, as capacidades crítica e criativa das pessoas e o sentido de coletividade.
Outro aspecto, quando se promove oportunidade para que todos os grupos, inclusive as minorias, expressem-se culturalmente, fomenta-se o respeito à diversidade. Assim, a cultura constitui-se um veículo eficaz de promoção da paz, da cidadania, da coesão nacional.
Outra dimensão da cultura, pela qual toda a sociedade se beneficia, é a econômica. As atividades culturais como artesanato, festivais, gastronomia, shows, espetáculos, cinema e outras empresas culturais provocam um impacto econômico positivo para a localidade onde são realizadas.
Para executar as atividades culturais é necessário realizar dispêndios, como locação, restauração ou construção de imóveis, compra de equipamentos, contratação de serviços, entre outros. Além disso, ao estimular o turismo, sempre existem os gastos de consumo de bens e serviços pelo público visitante. Todos esses dispêndios têm um efeito multiplicador sobre a renda e, conseqüentemente, muitos empregos são gerados.
Assim, a cultura também se configura como uma importante forma de inclusão social e cultural de segmentos à margem da sociedade e de luta contra o desemprego e a pobreza.
Segundo o “Relatório do desenvolvimento humano – Liberdade cultural num mundo diversificado”, lançado em 15 de julho de 2004, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, para que o mundo atinja os objetivos de desenvolvimento do milênio e erradique a pobreza, tem que, antes de tudo, vencer o desafio da construção de sociedades culturalmente diversificadas e inclusivas.
Essa também é a visão de Jorge Werthein, representante da UNESCO no Brasil. Segundo ele: “Uma nação desenvolvida, rica, independente, poderosa é, antes de tudo, uma nação culturalmente pujante, com forte identidade cultural”. Desta forma, a cultura configura-se como um dos motores do desenvolvimento sustentável.
“Cultura e desenvolvimento social: partilhando responsabilidades.”
“Percebo aqui duas idéias fundamentais. Em primeiro lugar, que cultura e desenvolvimento são conceitos e processos necessariamente interligados. Em segundo, que cultura e desenvolvimento são conceitos e processos necessariamente compartilhados.
Sendo assim... Não podemos conceber desenvolvimento que não seja cultural. E não devemos conceber desenvolvimento que não seja compartilhado.
Compartilhado por Norte e Sul, por incluídos e excluídos, por centros e periferias... Até para que essas palavras percam um dia o sentido sociológico.
Compartilhado também, enquanto responsabilidade, por governos e sociedades, instituições e indivíduos.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem define claramente os direitos culturais como parte dos direitos humanos fundamentais, dos quais somos zeladores. Também inclui o direito ao desenvolvimento.”
Ministro Gilberto Gil – Fórum Cultural Mundial - “Cultura e desenvolvimento social: partilhando responsabilidades.”
http://www.cultura.gov.br/apoio_a_projetos/investidores_culturais/index.php?p=26901&more=1&c=1&pb=1

MAIORES INFORMAÇÕES COMO INVESTIR NA ORQUESTRA SINFÔNICA DE LIMEIRA.
19-34510502 RAMAL 25 FERNANDA OU OSLIMEIRA@YAHOO.COM.BR

FERNANDA MOREIRA