Tuesday, August 29, 2006


ÓPERA CARMEN - GEORGES BIZET
Com melodias vibrantes e originais, marcada por uma mistura de elementos românticos e realistas, Carmen, de Georges Bizet, é considerada hoje a mais popular ópera de todos os tempos. Ambientada na cidade de Sevilha, Espanha, por volta de 1820, a peça lírica teve o libreto escrito por Henri Meilhac e Ludovic Helévy, a partir do conto homônimo do escritor francês Prosper Merimée. O enredo narra a história de um triângulo amoroso formado por Carmen, cigana operária de uma fábrica de cigarros, o cabo da cavalaria Don José e o toureiro Escamillo, culminando numa dolorosa tragédia que vem emocionando sucessivas gerações há 130 anos.Carmen é considerada uma obra única. Construída no meio quotidiano, com alusões sociais e religiosas, aspectos em torno dos costumes, aliados a traços de tragédia e ironia, a peça é de conteúdo riquíssimo. E, antes de tudo, é brilhante musicalmente, com árias e duetos inesquecíveis, em perfeita simbiose com o drama. Em Carmen, música e narrativa se unem num refinamento ímpar, com marcante utilização estilizada da música folclórica espanhola e exploração precisa dos temas e motivos musicais de implicações dramáticas. O sucesso de Carmen hoje não reflete a recepção inicial da ópera no momento do seu lançamento. Na verdade, sua estréia na Paris de 1875 foi um fracasso. Acredita-se, inclusive, que o desgosto provocado pela má repercussão dessa estréia tenha contribuído para a morte de seu autor, Georges Bizet, três meses depois. Um mês após a morte do autor, a história da sedutora cigana sem escrúpulos para amar teria uma excelente acolhida na Ópera de Viena, sucesso que abriu as portas para o sua aclamação mundial.Os personagensCarmen, uma cigana [mezzo-sopranoDon José, um cabo [tenorEscamillo, um toureiro [barítonoMicaëla, uma jovem camponesa [sopranoZuniga, um tenente [ baixoMorales, um cabo [barítonoEl Dancairo, um contrabandista [barítonoEl Remendado, um contrabandista [tenorFrasquita, uma cigana [sopranoMercedes, uma cigana [mezzo-soprano
O argumentoEspanha, por volta de 1820.
Ato I: Numa praça de Sevilha, o cabo Morales e os soldados estão de guarda, observando a movimentação das pessoas. Micaëla, jovem camponesa, procura o seu noivo José, que serve no regimento. José se aproxima para a troca da guarda, enquanto as operárias da fábrica de cigarros saem do trabalho, acolhidas por seus homens que as esperam. Carmen, a cigana, está entre elas e é aclamada por todos. Pedida para escolher um amante, Carmen joga uma rosa para José, que fica paralisado até que é surpreendido por Micaëla, que lhe traz uma carta da mãe. Então, ouvem-se gritos da fábrica: Carmen envolveu-se numa briga e esfaqueou sua oponente. O tentente Zuniga tenta interrogá-la, que o responde com uma canção de desdém. Zuniga instrui José para prender a cigana. No caminho da prisão, Carmen seduz Don José, que a deixa escapar.

Ato II: à noite, na taberna de Lillas Pastia, Carmen e suas amigas Frasquita e Mercedes cantam e dançam. Zuniga tenta conquistar Carmen, que espera Don José, recém-saído da prisão onde foi colocado depois de ter deixado a cigana escapar. No meio tempo, surge o célebre toureiro Escamillo que faz uma aparição triunfal e também corteja Carmen. Os contrabandistas Dancairo e Remendado trazem um plano a Carmen e suas amigas ciganas e as chamam para participar de um golpe. Mas Carmen se diz apaixonada por José e informa que prefere não segui-los. Don José chega na taberna e Carmen dança para ele, que confessa seu amor e devoção lembrando da flor que ela havia jogado para ele na praça de Sevilha. Surpreendido por Zuniga, José briga com seu oficial que acaba desarmado pelos contrabandistas, chamados por Carmen. José se vê assim forçado a desertar e fugir com Carmen e os contrabandistas para as montanhas.

Ato III: José chega às montanhas acompanhado por Carmen e os contrabandistas, mas a cigana já não o ama mais. Cansada de Don José, seu coração se volta para Escamillo. Enquanto os contrabandistas planejam suas ações, Carmen, Frasquita e Mercedes lêem nas cartas seus destinos. Carmen vê para si própria a morte. José briga com Escamillo, que vai ao encontro do grupo em busca de Carmen, e são interrompidos pelos contrabandistas. Micaëla chega inesperadamente e diz a Don José que sua mãe está moribunda. Deixando ameaças para Carmen, Don José abandona o grupo.

Ato IV: Numa praça na frente da arena de touros em Sevilha, a população se prepara para uma tourada assistindo à chegada da quadrilha. Carmen se promete a Escamillo, caso este volte vitorioso do confronto com o touro. Quando está prestes a entrar na arena, é abordada por um Don José desesperado, que clama por seu amor. Quando a cigana joga de volta o anel que ele a havia oferecido, Don José a esfaqueia à morte, ao mesmo tempo em que o vitorioso Escamillo chega na cena. José, esgotado, confessa seu crime a todos.
GEORGES BIZET
Alexandre César Leopold, conhecido como Georges Bizet, nasceu em Paris em 1838 e morreu em Bougival, no dia 3 de junho de 1875.Compositor de poucas obras completas mas de grande expressividade, deixou apenas oito óperas finalizadas como legado, mas renovou a ópera francesa no século XIX, com suas peças líricas repletas de exotismo e de perfeita sintonia entre os sentimentos de seus personagens e a melodia criada para expressar suas emoções.Criança prodígio, foi admitido no Conservatório de Paris aos nove anos e compôs suas três primeiras óperas antes dos 21 anos. O rigor com que tratava as suas composições, no entanto, acabaram por imprimir um ritmo lento de produção e o abandono de mais de vinte óperas, que deixou inacabadas.Pianista de talento reconhecido na época (tinha o também compositor Liszt como um dos seus grandes admiradores), Bizet preferiu engrenar na carreira de compositor. Sua primeira ópera importante foi Os Pescadores de Pérolas (Les Pêcheurs de Perles, 1862-1863), em que já trazia recursos que utilizaria mais tarde nas suas peças mais famosas e exaltadas: a utilização de ambientes exóticos, a imensa variação de combinações de timbres e a repetição precisa dos diversos temas para efeitos dramáticos.Os grandes momentos da carreira de Bizet, que trouxeram com perfeição as características mais brilhantes da sua obra – o poder de combinar a música ao ambiente e à dramaturgia da peça – aconteceram exatamente nas suas últimas duas óperas: Djamileh (1871) e Carmen (1874), sua obra mais famosa e celebrada.